- 14 de outubro de 2025
- SPX Imagem
- Comment: 0
- News Médicos, Notícias, SPX, Explica
Nova Vacina Terapêutica contra Câncer do Colo do Útero? Veja!
Uma pesquisa brasileira abre possibilidades para uma vacina terapêutica contra câncer do colo do útero. Descubra mais!
Pesquisadoras brasileiras, à primeira vista, estão abrindo um novo caminho na luta contra o câncer do colo do útero. Uma equipe da ImunoTera Soluções Terapêuticas, startup paulista incubada no Eretz.bio, o hub de inovação do Hospital Israelita Albert Einstein, desenvolveu uma tecnologia promissora que pode transformar o tratamento dessa doença tão desafiadora.
A novidade é uma vacina terapêutica — diferente das vacinas tradicionais, que têm caráter preventivo. Assim, essa inovação, chamada igualmente de Terah-7, é baseada em uma proteína recombinante capaz de estimular o sistema imunológico a reconhecer e combater células infectadas pelo HPV, principal causador do câncer do colo do útero.
Vacina Terapêutica contra Câncer do Colo do Útero: Como Funciona?

A princípio, a descoberta da molécula que deu origem à vacina Terah-7 teve início durante o doutorado de Moraes Aps e em projetos de pós-doutorado de suas sócias no Instituto de Ciências Biomédicas da USP (ICB-USP). Eventualmente, a equipe trabalhou continuamente em aperfeiçoamentos, resultando em uma versão otimizada, mais eficiente e segura para testes clínicos.
Em testes in vitro com células humanas e animais, bem como in vivo em modelos experimentais, as pesquisadoras observaram que a molécula consegue regredir tumores associados ao HPV, além de prevenir recidivas e metástases. Esses resultados, então, indicam grande potencial para um tratamento direcionado e eficaz contra o câncer do colo do útero.
Além dos experimentos laboratoriais, a vacina também foi avaliada em estudos com pacientes no Hospital das Clínicas e no ICB-USP. A proteína recombinante ativa o sistema imunológico das pacientes com neoplasias no colo uterino e promove a regressão das lesões em grande parte das mulheres tratadas, reforçando a promessa terapêutica da Terah-7.
Planos Futuros
O desenvolvimento de um produto biológico como a vacina Terah-7, da ImunoTera, envolve um percurso bastante complexo, que vai muito além dos testes clínicos. É necessário cumprir rigorosos requisitos regulatórios, além de superar desafios tecnológicos relacionados à produção, estabilidade e segurança da molécula em larga escala.
Ao final desse processo, as pesquisadoras têm como objetivo licenciar e transferir a tecnologia, idealmente para uma indústria farmacêutica multinacional. Dessa forma, poderia produzir e disponibilizar a molécula em larga escala para comercialização, ampliando o acesso a essa inovação terapêutica contra o câncer do colo do útero.
“Hoje nossa expectativa é finalizar os estudos não clínicos de toxicidade até 2027 para iniciarmos os estudos clínicos a fim de confirma a segurança e a eficácia da vacina terapêutica em pacientes com neoplasias no colo uterino”, pontua Moraes.
Referência: Portal Veja.
Participe do Canal do WhatsApp da SPX!
Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!
Últimas Notícias

Dispositivo pode Identificar Doenças Através das Fezes; Veja!
Descubra como um novo dispositivo inteligente pode identificar doenças através das fezes, por meio de sensores e algoritmos!

Progresso de Vacinas contra o Câncer: O Que Esperar?
Conheça o progresso de vacinas contra o câncer mais promissores, as imunizações em teste e o que a ciência projeta para o futuro!

Pesquisa Brasileira: Avanço contra Tipos Raros de Câncer Infantil
Novo estudo abre leque para criação de terapias personalizadas em relação a alguns tipos raros de câncer infantil. Saiba mais!

Novas Técnicas para Desengasgo: Veja o Guia Completo!
Confira quais as novas técnicas para desengasgo de acordo com as autoridades, válidas para bebês, crianças e adultos

Inédito: Nanopartículas Ajudam a Reverter Alzheimer
Com o trabalho de cientistas de diferentes países, descobriu-se que nanopartículas ajudam a reverter alzheimer após teste em camundongos

Resistência ao Tratamento do Câncer de Mama: Veja os Motivos!
Devido a variações de uma proteína, um estudo buscou entender por que alguns pacientes apresentam resistência ao tratamento do câncer de mama

