- 25 de fevereiro de 2025
- SPX Imagem
- Comment: 0
- News Médicos, Notícias, SPX, Explica
Estudo: Avanços da Transformação Digital nos Hospitais do Brasil
Um relatório importante aborda todo o processo de mudança e futuro da transformação digital nos hospitais do Brasil. Confira!
Desde já, a tecnologia se mostra cada vez mais relevante no setor de saúde, impulsionando a transformação digital dos hospitais e clínicas no Brasil. A digitalização é, sem dúvida, um dos pilares para o futuro da medicina, contribuindo para avanços que podem salvar vidas e proporcionar tratamentos mais rápidos e precisos.
Diante dos desafios financeiros e operacionais que pressionam o setor de saúde, principalmente após os impactos dos últimos dois anos, o novo relatório da FOLKS, “Mapa da Transformação Digital dos Hospitais Brasileiros 2024”, destaca uma importante lacuna entre intenção e execução.
Dados sobre a Transformação Digital nos Hospitais do Brasil
O estudo foi conduzido com base em uma análise abrangente de 189 hospitais em todo o Brasil, revelando a realidade da transformação digital no setor. Apesar de 62% das instituições de saúde reconhecerem a importância da digitalização em seus planos estratégicos, apenas 18% efetivamente definiram estratégias claras para implementá-la.
Os dados indicam, sobretudo, uma necessidade urgente de direcionar os investimentos de forma mais eficiente e estratégica. É essencial utilizar os recursos financeiros com assertividade para garantir a custo-efetividade, traçar um caminho claro para superar as barreiras que ainda limitam o progresso digital e transformar operações, experiência e segurança dos pacientes.
Ainda assim, o relatório aponta que a desconexão entre intenção e prática se deve, em grande parte, à falta de competências digitais entre gestores e à ausência de profissionais especializados em informática clínica nas equipes de TI. Logo, o resultado disso é um ambiente “semi-digital”, em que apenas 9% dos hospitais são completamente digitais.
Realidade dessa Transformação Tecnológica
Acima de tudo, o crescimento dos casos de câncer entre adultos mais jovens pode impactar significativamente o futuro dos tratamentos oncológicos. Segundo Neil Iyengar, alguns tipos de câncer que afetam essa faixa etária podem exigir abordagens terapêuticas mais agressivas.
“Precisamos estar preparados para apoiar nossos homens e mulheres mais jovens que estão passando por tratamentos de câncer possivelmente mais agressivos enquanto ainda lidam com famílias jovens e carreiras profissionais”, afirma a especialista.
Desse modo, ela destaca que essa mudança envolve desde adaptações práticas, bem como agendar sessões de quimioterapia de maneira que interfiram menos na rotina, carreira e vida familiar dos pacientes, até a necessidade de reavaliar os tipos de tratamentos utilizados.
"É fundamental reforçar o mantra da FOLKS: ‘pessoas, processos e então tecnologia’. Menos de 4% dos hospitais na amostra analisada estruturam suas operações antes de adotar novas tecnologias. A maioria passa por dificuldade em implementar e capturar plenamente o valor das soluções digitais em suas instituições, pois não olham adequadamente para o processo, governança e treinamento, o que pode comprometer diversas iniciativas de todo o projeto”
– Bernardo Alves, Gerente de Estratégia na FOLKS e um dos editores do Mapa
Caminho para o Sucesso na Transformação Digital Hospitalar
Com recursos limitados, os hospitais então precisam definir suas prioridades com precisão, seja em projetos estruturantes ou inovadores, sempre com objetivos claros e análise de retorno sobre investimento. A FOLKS ressalta que, para alcançar resultados consistentes, é fundamental evitar a fragmentação de esforços em sistemas isolados, que frequentemente geram ineficiências e custos elevados.
Do mesmo modo, é necessário incentivar um maior engajamento digital entre os médicos e pacientes, utilizando jornadas digitais e programas de saúde baseados em tecnologias inovadoras. Esse tipo de abordagem não só melhora a experiência geral, bem como contribui para o aumento da satisfação de todos os envolvidos.
A integração das tecnologias digitais às estratégias organizacionais é igualmente essencial, priorizando pessoas, processos e tecnologia. Por fim, o estudo destaca a importância de investir na capacitação digital de equipes multidisciplinares para assegurar que as iniciativas tenham sucesso.
Referência: Portal Hospitais Brasil.
Participe do Canal do WhatsApp da SPX!
Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!
Últimas Notícias


Estudo Revela Marcadores dos Cinco Estágios do Parkinson; Veja!
Pesquisadores criam métrica inovadora e identificam marcadores dos cinco estágios do Parkinson, que atinge cerca de 4 milhões de pessoas


Pesquisa: Jejum pode Impactar Crescimento Capilar
Após testes realizados em animais, entenda de que forma o jejum pode impactar crescimento capilar e trazer efeitos indesejados


Glaucoma Aumenta Risco de Ansiedade e Depressão? Entenda!
Estudo guiado por especialistas evidencia que o glaucoma aumenta risco de ansiedade e depressão, em comparação à média global


Nova Técnica para Tratar Câncer de Mama tem 100% de Eficácia
Estudo brasileiro inova em técnica para tratar câncer de mama e se caracteriza por ser minimamente invasivo. Conheça!


Sal e Açúcar podem Agravar Câncer no Estômago, diz Estudo
Uma pesquisa realizada no Brasil avalia padrões alimentares e aponta que o sal e açúcar podem agravar câncer no estômago


Pesquisa: Por Que o Alzheimer Afeta Mais as Mulheres?
Segundo pesquisa realiza no Brasil, molécula relacionada ao metabolismo pode explicar por que o alzheimer afeta mais as mulheres