PortuguêsEnglishEspañolFrançais
PortuguêsEnglishEspañolFrançais

Como evitar a síndrome dos Olhos Secos

Conhecida como Síndrome do Olhos Secos, essa condição atinge diretamente a visão e a produtividade no trabalho. Ela atinge pessoas de todas as idades e principalmente aquelas que usam muitas telas de computador, celular ou tablet, entretanto é mais frequente em pessoas com mais de 60 anos. 

Normalmente, é uma doença que se manifesta com o passar do dia. Logo cedo, a pessoa enxerga sem qualquer problema, porém, ao longo do dia, surge a sensação de ardência e cansaço nos olhos. Podendo surgir também a vermelhidão, queimação, embaçamento e estafa visual ao fim do dia. 

Isso ocorre pois a lágrima tem um componente de refração que, quando o olho resseca, ela deixa de corrigir um certo grau no olho. A visão embaçada, muitas vezes é resolvida somente pela lubrificação  de um colírio, já resolvendo a questão. 

Causas

A Síndrome do Olho Seco pode ser causada por infecções bacterianas, alterações hormonais ou também excesso de oleosidade na pele. Ambientes com ar-condicionado e com muitas telas de computadores, celular, televisão também prejudica a visão. 

Entretanto, a causa mais comum que aparece é a meibomite, uma inflamação das glândulas de meiobomius, que são responsáveis por produzir a gordura que fica na parte externa do filme lacrimal. 

Para entender melhor, o filme lacrimal recobre os olhos, essa parte possui três camadas: a primeira delas é a mucosa, que fica em contato com o olho. Depois existe uma camada aquosa, que é influenciada diretamente quando ingerimos líquidos do paciente e por último, vem a camada de gordura. Essa última camada tem a função de não deixar a água da segunda camada evaporar e, dessa forma, manter o olho hidratado. 

Entretanto, quando as glândulas de meibomius estão inflamadas, a produção de gordura fica deficiente ou insuficiente, fazendo a água dos olhos evaporar mais rápido. É necessário tratar a inflamação para que a glândula volte a produzir gordura normalmente. 

Tem cura?

Sim!  Olho seco tem cura. O problema normalmente é temporário em algumas pessoas, porém é crônico em outros pacientes. Assim, a abordagem deve ser diferente dependendo do diagnóstico, somente temporário ou contínuo para que o problema não volte. 

Entretanto, procurar um oftalmologista é importante para que a causa do olho seco seja identificada adequadamente, indo desde o uso simples do colírio, até o plug lacrimal, a luz pulsada ou o tratamento da meibomite. 

Em nosso blog, já escrevemos sobre esse tema. Quer saber outros motivos para procurar o oftalmologista? Clique aqui!


Sofre com Olhos Secos? Procure por um oftalmologista, na SPX temos consultas oftalmológicas com equipamentos de alta tecnologia. Agende sua consulta pelo link: https://bit.ly/11975472578

Deixe um comentário