Santana de Paraíba
11 | 2450-6000

Taubaté
12 | 3608-2770

Joinvile
47 | 3033-2200

Serviços >> 11 99573-8049

Santana de Paraíba
11 | 97547-2578

Taubaté
12 | 99794-8410

Joinville
47 | 99234-6918

A dor na articulação conhecida popularmente, como dor nas juntas, acomete milhares de pessoas no mundo.

De acordo com a  Sociedade Brasileira para Estudo da Dor , 30% da população brasileira sofre com algum tipo dor, seja ela dores crônicas ou agudas.

O desconforto e dores nas articulações podem impactar significativamente a vida do indivíduo, pois atividades simples como caminhar, levantar, subir escadas e pegar objetos podem exigir muito mais esforço.

É comum sentir dor nas juntas do corpo, já que elas estão em constante movimento.

As dores nas articulações podem afetar diversas partes do corpo como: quadril, joelhos, cotovelos, dedos dos pés e das mãos.

Os principais sintomas das dores nas articulações são: inflamação na articulação, inchaço, dor e rigidez na região afetada.

O desconforto causado pelas dores nas juntas, podem ter diferentes causas, confira algumas:

Dores nas articulações no frio

Com a queda de temperatura, o desconforto e as dores nas articulações podem ser agravados, pois o frio provoca contração dos músculos, articulações e a vasoconstrição dos vasos sanguíneos, agravando as dores.

Fibromialgia

É uma doença crônica reumatológica que afeta todos os muscúlos e articulações do corpo causando dor.

Gota

Também conhecida popularmente por doença de reis, a Gota é causada pelo acúmulo de ácido úrico no organismo ocasionando crises de dor e inflamação nas articulações, acometendo primeiro os pés e subindo para outras articulações como joelhos, tornozelos, cotovelos e punhos.

Artrite

É uma doença inflamatória crônica nas articulações que gera sintomas como dor, deformidade, rigidez e dificuldade para movimentar-se.

Bursite

É uma inflamação da bursa sinovial, um tecido localizado no interior da articulação, evitando o atrito entre o tendão e o osso. Os principais sintomas da bursite são sensação de formigamento na região, fraqueza e dificuldade de movimentação.

Torção no Joelho

A torção no joelho também pode ser a causa de dor na articulação. Ocorre devido a movimentos bruscos, alongamento excessivo dos ligamentos ou pancada na região e resulta dor intensa, inchaço e dificuldade de movimento na região.

Tendinite

Esta relacionada a realização de movimentos repetitivos, causando a inflamação do tendão, estrutura que liga os músculos aos ossos, provocando dor e dificuldade de movimentar o membro.

Infecção

A infecção causada pelo vírus da Dengue, Zika e Chikungunya causa inflamação e dor em várias articulações do corpo, além de sintomas como febre, cansaço, dor ao redor dos olhos, perda de apetite e mal-estar.

Exames para diagnóstico de doenças nas articulações

Os exames de imagem mais indicados para diagnóstico de doenças nas articulações são: Raio-X, Ultrassonografia, Tomografia, entre outros.

Como evitar a dor nas articulações

Para amenizar as dores nas articulações é necessário ter uma  alimentação balanceada, rica em proteínas e realizar atividades físicas regularmente, pois fortalece os músculos e reduz a sobrecarga das juntas.

Caso sinta qualquer desconforto nas articulações, procure um Ortopedista.

Acompanhe mais dicas de saúde em nossa página do Facebook e Instagram.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enable Notifications    OK No thanks