A artrose é uma doença que promove o desgaste da cartilagem que recobre a extremidade do osso. Além de danificar as articulações outros componentes articulares podem ser comprometidos como os ligamentos.
A doença pode se manifestar em qualquer articulação e causa muitas dores, inchaço e até limitações funcionais. Ela não tem cura e ocorre com maior frequência na coluna, mãos, quadris e joelhos.
Existem fatores que podem favorecer o aparecimento da doença, como a obesidade, sedentarismo e a fraqueza muscular. Existe também o fator genético que pode contribuir para isso, por isso, quem tem histórico de artrose na família deve ficar atento.
Mesmo não tendo cura existem tratamentos que podem amenizar a dor e retardar a progressão da doença, mas os resultados são melhores quando são feitos exercícios físicos paralelos a eles, como reabilitação para aumentar a força muscular e a flexibilidade.
Exercícios aeróbicos também podem ser vantajosos, já que ao melhorar a saúde do coração, garante um trabalho eficaz de nossos músculos. Lembrando que todo exercício físico deve ser bem orientado para que o problema não se agrave.