spx-clinica-spx-imagem-jejum-pode-impactar-crescimento-capilar

Pesquisa: Jejum pode Impactar Crescimento Capilar

Após testes realizados em animais, entenda de que forma o jejum pode impactar crescimento capilar e trazer efeitos indesejados

 

O jejum intermitente, praticado por diferentes culturas, ganhou popularidade nas últimas décadas por seus possíveis benefícios à saúde. Embora estudos preliminares apontem impactos positivos no metabolismo, pesquisas mais recentes revelam igualmente efeitos colaterais – entre eles, por exemplo, a influência no crescimento capilar.

Um estudo publicado na revista científica Cell trouxe evidências dessa relação. Em suma, os pesquisadores observaram que animais e um pequeno grupo de humanos submetidos ao jejum intermitente apresentaram uma redução no crescimento de pelos e cabelo, sugerindo, assim, que essa prática alimentar pode afetar o ciclo capilar.

Como o Jejum pode Impactar Crescimento Capilar?

spx-clinica-spx-imagem-como-jejum-pode-impactar-crescimento-capilar

Antes de tudo, para conduzir o estudo, cientistas chineses submeteram camundongos a diferentes regimes de jejum intermitente. Todos os animais eventualmente tiveram sua pelagem completamente raspada antes de serem divididos em três grupos:

  • Grupo Controle: Acesso ao alimento 24 horas por dia;
  • Jejum 1: Alimentação restrita a um período de 8 horas diárias;
  • Jejum 2: Jejum completo por 24 horas em dias alternados.


Logo, os resultados foram marcantes. Enquanto os camundongos do grupo controle recuperaram totalmente sua pelagem após 30 dias, aqueles submetidos ao jejum levaram pelo menos 96 dias para atingir um crescimento capilar considerado normal.

O Que Explica Isso?

A explicação para essa redução no crescimento capilar está na resposta do organismo à falta de glicose proveniente da alimentação. Sem esse suprimento, portanto, o corpo passa a liberar ácidos graxos dos estoques de gordura para gerar energia.

No entanto, as células capilares não conseguem metabolizar essa substância de forma eficiente. Isso provoca um estresse celular que pode levar à sua destruição e, consequentemente, dificultar o crescimento dos fios.

Para reforçar essa hipótese, os pesquisadores então realizaram um pequeno teste clínico avaliando a regeneração folicular em indivíduos que praticavam jejum. Os resultados mostraram que, entre os oito participantes submetidos à dieta, o crescimento capilar foi, em média, 18% menor do que no grupo que manteve uma alimentação regular.

“Os camundongos também têm uma taxa metabólica muito alta em comparação com os humanos, então o jejum e a troca metabólica têm um efeito mais severo sobre as células tronco do folículo capilares de camundongos.”

Outras Adversidades do Jejum Intermitente

Do mesmo modo, pesquisas anteriores já apontaram possíveis efeitos negativos desse jejum. Um estudo preliminar, ainda sem revisão por pares, sugere que pessoas que praticam 16 horas de jejum diário podem ter maior risco de mortalidade por doenças cardiovasculares.

Além disso, outro estudo realizado com universitários brasileiros indicou que essa prática pode aumentar o desejo intenso por comida e desencadear episódios de compulsão alimentar. Já uma terceira pesquisa alerta para a contraindicação do jejum intermitente em indivíduos com histórico de câncer intestinal.

Referência: Veja Abril.


Participe do Canal do WhatsApp da SPX!

Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!

Últimas Notícias

1