- 2 de dezembro de 2025
- SPX Imagem
- Comment: 0
- News Médicos, Notícias, SPX, Explica
Novo Tratamento para Osteoartrite no Joelho? Conheça!
À primeira vista, pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) demonstram, em estudo clínico recente, que a fotobiomodulação a laser de baixa intensidade oferece benefícios relevantes para pessoas com osteoartrite no joelho.
Os resultados tiveram divulgação na revista Lasers in Medical Science. Em suma, ao longo do estudo, a equipe acompanhou 65 voluntários — homens e mulheres de 50 a 74 anos — todos diagnosticados com osteoartrite nos joelhos
Como Funciona Esse Tratamento para Osteoartrite no Joelho?
Os pesquisadores, em suma, organizaram os voluntários em três grupos: um recebeu a fotobiomodulação com laser, outro passou por um procedimento placebo — com o equipamento desligado — e o terceiro contou apenas com acompanhamento clínico. O protocolo de aplicação ocorreu três vezes por semana, ao longo de 10 semanas, concentrado em nove pontos estratégicos na região do joelho.
Como resultado, os participantes que receberam o laser registraram redução expressiva da dor, maior mobilidade e melhor desempenho nas atividades rotineiras. Além disso, eles sentiram avanços perceptíveis na qualidade de vida.
Para consolidar essa análise, então, a equipe utilizou questionários e testes funcionais, que mediram desde a intensidade da dor até a capacidade de caminhar e levantar-se de uma cadeira. Sobretudo, exemplos de indicadores essenciais para avaliar ganhos reais na funcionalidade do joelho.
A Ciência por Trás da Redução da Dor
O especialista explica que o laser age diretamente no nível celular, elevando a produção de energia e reduzindo processos inflamatórios. Assim, o mecanismo envolve os efeitos fisiológicos específicos do comprimento de onda utilizado (790 nm) sobre os tecidos articulares. Isso desencadeia reações que aumentam a síntese de ATP — o principal combustível energético das células.
Esse aumento de energia celular, por sua vez, ativa uma cascata de eventos biológicos. Por exemplo, a modulação das espécies reativas de oxigênio (radicais livres prejudiciais às células) e a ativação de processos de transcrição e expressão gênica, potencializando a resposta terapêutica.
Do mesmo modo, o laser estimula a síntese de proteoglicanos — fundamentais para hidratação, lubrificação e sustentação das articulações — e de colágeno tipo II. Este reforça o efeito anti-inflamatório, analgésico e regenerativo nos pacientes.
Referência: Jornal da USP.
Participe do Canal do WhatsApp da SPX!
Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!
Últimas Notícias

Aumento dos Casos de Influenza: Taxa Sobe para 19,1%
Sinal de alerta ativo para o aumento dos casos de Influenza no país. Veja os números e entenda o que explica esse avanço!

Novo Tratamento para Osteoartrite no Joelho? Conheça!
Um laser se mostra promissor para tratamento para osteoartrite no joelho ao reduzir as dores e melhorar a qualidade de vida das pessoas

Entenda Como Infecções Virais Elevam Riscos Cardiovasculares
Saiba por que infecções virais elevam riscos cardiovasculares e entenda os mecanismos que tornam o sistema cardiovascular mais vulnerável

Dispositivo pode Identificar Doenças Através das Fezes; Veja!
Descubra como um novo dispositivo inteligente pode identificar doenças através das fezes, por meio de sensores e algoritmos!

Progresso de Vacinas contra o Câncer: O Que Esperar?
Conheça o progresso de vacinas contra o câncer mais promissores, as imunizações em teste e o que a ciência projeta para o futuro!

Pesquisa Brasileira: Avanço contra Tipos Raros de Câncer Infantil
Novo estudo abre leque para criação de terapias personalizadas em relação a alguns tipos raros de câncer infantil. Saiba mais!
