spx-clinica-spx-imagem-vacina-contra-gripe-e-covid

Estudo: Vacina Contra Gripe e Covid é Eficaz em Idosos

Uma combinação para vacina contra gripe e Covid se mostra promissora comparada às aplicadas separadamente. Saiba mais!

 

Um novo estudo clínico de fase 3 trouxe resultados animadores para a imunização de idosos: a vacina combinada da Moderna, desenvolvida para oferecer proteção simultânea contra a gripe e a Covid-19, demonstrou maior eficácia quando comparada às aplicações separadas dos imunizantes tradicionais. Batizada de mRNA-1083, é então um avanço promissor na simplificação das campanhas de vacinação para os grupos mais vulneráveis.

Os dados, em veiculação na renomada revista científica JAMA, mostraram que a mRNA-1083 produziu uma resposta imunológica robusta. Sobretudo, se mostrou comparável – e até superior – às vacinas aplicadas isoladamente contra os subtipos mais comuns da gripe sazonal.

2 em 1: Conheça a Vacina Contra Gripe e Covid

spx-clinica-spx-imagem-mitos-verdades-coronavirus

Essa nova vacina teve seu desenvolvimento com a mesma tecnologia de RNA mensageiro que impulsionou as vacinas contra a Covid-19 durante a pandemia. Logo, voltado especialmente para pessoas com 50 anos ou mais — grupo mais vulnerável a complicações respiratórias —, ela promete ampliar a proteção com uma única aplicação.

Além de reforçar a eficácia da imunização, a expectativa em torno da aprovação da vacina combinada se apoia igualmente na praticidade que ela oferece. Ao reunir dois imunizantes em uma única dose, há um grande potencial de facilitar as campanhas de vacinação, melhorar a adesão entre os idosos e otimizar os recursos logísticos do sistema de saúde, por exemplo.

No entanto, mesmo com os resultados positivos, a Moderna não prevê uma liberação rápida pela FDA (Agência de Alimentos e Medicamentos dos EUA). Isso se deve às mudanças recentes nas diretrizes regulatórias, adotadas pelo novo Secretário de Saúde norte-americano.

Realização de Testes

O ensaio clínico de fase 3, em suma, avaliou mais de 8 mil adultos com 50 anos ou mais. Assim, divididos aleatoriamente em dois grupos, os participantes receberam ou a vacina combinada contra gripe e Covid-19, ou as vacinas separadas, acompanhadas de um placebo — medida que simula a aplicação de duas doses.

O objetivo principal, desde já, era analisar se o imunizante combinado gerava uma resposta imune superior em relação às vacinas convencionais. Eventualmente, os pesquisadores aplicaram testes sorológicos, que medem a presença e a quantidade de anticorpos no sangue após a vacinação.

Como resultado, os participantes que receberam a vacina multicomponente apresentaram níveis de anticorpos entre 20% e 40% maiores do que aqueles que tomaram os imunizantes separados. Ou seja, a nova formulação assegurou uma resposta imune significativamente mais forte tanto contra a Covid-19 (variante XBB.1.5) quanto contra diferentes cepas da gripe.

Em Busca de Aprovação

A Moderna está empenhada em lançar sua vacina combinada já no próximo outono. Dessa forma, pretende utilizar os dados mais recentes do estudo clínico na solicitação de aprovação junto à FDA. No entanto, mesmo com resultados promissores, a expectativa da empresa é de que a autorização regulatória só ocorra em 2026.

De antemão, ainda há incertezas quanto às novas exigências da FDA. A agência passou a solicitar ensaios clínicos controlados por placebo para aprovar imunizantes inéditos, e não está claro se essa regra será aplicada igualmente à vacina combinada da Moderna. Essa indefinição pode impactar diretamente o cronograma de liberação do novo imunizante.

Referência: CNN Brasil.


Participe do Canal do WhatsApp da SPX!

Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!

Últimas Notícias

1