Detalhes do Blog

spx-clinica-spx-imagem-cientistas-descoberta-no-sistema-imunologico

Cientistas Criam Antiviral que Pode Evitar Nova Pandemia; Veja!

 

À primeira vista, um antiviral que pode evitar nova pandemia está no centro de uma pesquisa conduzida por cientistas da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. O estudo, em suma, descreve uma estratégia inovadora baseada em RNA mensageiro (mRNA).

Esse RNA é capaz de estimular o organismo a reforçar suas defesas naturais contra diferentes tipos de vírus, ampliando a resposta imunológica. A proposta, sobretudo, foi inspirada em uma condição imunológica rara chamada deficiência de ISG15.

Novo Antiviral que Pode Evitar Nova Pandemia

spx-clinica-spx-imagem-virus-hpmv-indica-uma-nova-pandemia

Acima de tudo, a proposta da terapia experimental é reproduzir, de maneira temporária, o mecanismo observado em pessoas com deficiência de ISG15. Para isso, o tratamento estimula a produção de dez proteínas específicas, capazes de oferecer uma proteção antiviral de amplo alcance contra diferentes tipos de vírus.

De acordo com os pesquisadores, a abordagem segue princípios semelhantes aos das vacinas de RNA mensageiro (mRNA) desenvolvidas durante a pandemia de covid-19. Após a aplicação, então, as nanopartículas com mRNA são absorvidas pelo organismo e instruem as células a produzir essas proteínas com ação antiviral.

Nos testes mais recentes, os cientistas relataram resultados expressivos. Em experimentos realizados em culturas celulares em laboratório, nenhum dos vírus avaliados conseguiu driblar o mecanismo de defesa induzido pela terapia.

Preparação e Imunidade

Se os resultados forem confirmados em estudos clínicos com seres humanos, os pesquisadores avaliam que a tecnologia poderá representar um avanço vital na prevenção de futuras pandemias de origem viral.

A proposta inclui a possibilidade de uso profilático do chamado “antiviral universal”, com administração preventiva para reduzir o risco de complicações em cenários de surtos emergentes. Ao mesmo tempo, a proteção oferecida no curto prazo não impediria o organismo de desenvolver imunidade própria e duradoura após eventual exposição ao vírus.

Apesar dos resultados promissores em modelos celulares e animais, sobretudo, novas pesquisas ainda são necessárias para aprimorar a absorção do medicamento e a entrega do mRNA no organismo.

Referência: Portal Veja Saúde.


Participe do Canal do WhatsApp da SPX!

Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!

Últimas Notícias

Deixe um comentário

Procurar

Categorias

Postagem recente

1