Detalhes do Blog

Mulher com uma fita rosa simbolizando o câncer de mama

Qual Alimento pode Reduzir Risco de Câncer de Mama? Descubra!

 

Um novo estudo indica que um alimento pode reduzir risco de câncer de mama quando inserido de forma regular na alimentação. Segundo o San Antonio Breast Cancer Symposium, dados apontam que o consumo de vegetais da família do brócolis pode reduzir em até 13% o risco de tumores mais agressivos.

Pesquisadores de instituições de referência nos Estados Unidos, como a Harvard Medical School, analisaram, em modelos experimentais, como os vegetais crucíferos atuam na inibição do desenvolvimento de tumores de mama.

Como esse Alimento pode Reduzir Risco de Câncer de Mama?

Mulher comendo brócolis

Os pesquisadores, em suma, analisaram a alimentação de mulheres em duas grandes bases de dados: uma com 76.713 participantes e outra com 92.810. Assim, o estudo acompanhou hábitos alimentares e dados de saúde ao longo de mais de 30 anos, o que garantiu consistência aos resultados.

As mulheres que consumiram com mais frequência brócolis, couve-flor, repolho, couve-de-bruxelas, couve, mostarda ou acelga apresentaram menor risco de câncer de mama. O dado mais relevante, contudo, foi a redução significativa na chance de desenvolvimento de tumores mais agressivos.

O efeito protetor do brócolis e dos demais vegetais dessa família está ligado à presença dos glucosinolatos. Esses compostos bioativos atuam diretamente em mecanismos celulares associados à proteção contra o crescimento tumoral, tornando esses alimentos aliados relevantes da saúde feminina.

“O achado foi que mulheres com consumo de, pelo menos, cinco porções por semana de vegetais crucíferos tiveram um risco 8% menor de câncer de mama e 13% menor do tipo mais agressivo, com receptores hormonais negativos.”
Daniel Musse
Oncologista e membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC)

O Que São os Glucosinolatos?

Quando a pessoa mastiga ou corta esses alimentos, ocorre a transformação dos compostos naturais em isotiocianatos. Esses elementos, sobretudo, atuam como sinais biológicos que ativam mecanismos de proteção celular e fortalecem as defesas do organismo.

Além disso, o organismo passa a reconhecer e eliminar com mais eficiência células com potencial de transformação tumoral. Os compostos derivados dos glucosinolatos também exercem ação anti-inflamatória natural e, portanto, contribuem para um ambiente celular mais equilibrado e saudável.

Logo, torna-se estratégico incluir não apenas o brócolis, bem como couve, repolho, couve-flor e acelga na alimentação. Esses vegetais unem potencial protetor, versatilidade no preparo e sabor, o que facilita sua presença na rotina alimentar.

Referência: Portal Veja Saúde.


Participe do Canal do WhatsApp da SPX!

Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!

Últimas Notícias

Deixe um comentário

Procurar

Categorias

Postagem recente

1