IMC Elevado Aumenta Risco de Demência? Entenda!
Um estudo recente conduzido pela Universidade de Copenhague chama atenção para um ponto importante da saúde ao longo da vida. Em síntese, o IMC elevado aumenta risco de demência, principalmente a chamada demência vascular.
Isso acontece porque alterações que prejudicam as artérias do coração tendem a afetar, similarmente, os vasos sanguíneos responsáveis por irrigar o cérebro. Consequentemente, há maior risco de problemas circulatórios cerebrais.
Como o IMC Elevado Aumenta Risco de Demência?
A princípio, os pesquisadores da Dinamarca observaram essa associação ao analisar tanto dados populacionais quanto fatores genéticos dos participantes. A avaliação considerou o Índice de Massa Corporal (IMC), calculado pela divisão do peso, em quilos, pela altura ao quadrado, em metros.
Eventualmente, o excesso de peso favorece alterações nos pequenos vasos sanguíneos do cérebro. Esses vasos, então, podem sofrer obstruções progressivas, comprometendo a circulação local e levando à perda de neurônios e das conexões entre eles.
Sobretudo, o IMC acima do normal, comum em situações de sobrepeso e obesidade, está fortemente associado a esse cenário neurológico. Parte dessa relação se explica pela presença de um fator de risco compartilhado: a hipertensão arterial.
Controle dessa Relação
Em suma, a demência vascular figura entre as formas mais comuns da doença no Brasil, ao lado do Alzheimer. O excesso de peso contribui para um estado inflamatório contínuo, que prejudica o sistema circulatório e afeta órgãos vitais. Já a hipertensão arterial cria um ambiente propício a danos progressivos nas artérias, intensificando esse processo.
Nesse sentido, estudos recentes reforçam a importância de estratégias preventivas. O controle do peso corporal e o monitoramento regular da pressão arterial surgem como medidas eficazes para reduzir riscos e minimizar lesões cerebrais ao longo do tempo.
Essas alterações vasculares, assim, podem gerar consequências significativas, que vão desde falhas de memória até dificuldades de orientação no espaço e no tempo. Dessa forma, a autonomia nas atividades do dia a dia pode ser comprometida, impactando diretamente a qualidade de vida.
Referência: Portal Veja Saúde.
Participe do Canal do WhatsApp da SPX!
Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!
Últimas Notícias

IMC Elevado Aumenta Risco de Demência? Entenda!
A realização de um estudo demonstra a fundo qual a relação e como o IMC elevado aumenta risco de demência nas pessoas

Gordura na Barriga Traz Riscos ao Coração; Saiba Mais
Em um estudo tecnológico, entenda de que forma a gordura na barriga traz riscos ao coração, principalmente em homens

Células CAR-T Contra o Câncer: Novo Método Ganha Força
O trabalho das células CAR-T contra o câncer ganhou novas expectativas após a realização de uma pesquisa promissora. Veja!

Qual Alimento pode Reduzir Risco de Câncer de Mama? Descubra!
Após realização de um estudo, descobriu-se que um alimento pode reduzir risco de câncer de mama, se tornando um grande aliado às mulheres

Vacina do HPV para Mulheres: 42% Não Sabe se Tomaram
Uma pesquisa revela o cenário da vacina do HPV para mulheres, ressaltando que quase metade não sabem se tomaram essa imunização

Inteligência Artificial pode Detectar Depressão pela Voz; Confira!
Pesquisa explica de que forma as tecnologias de IA são capazes de detectar depressão pela voz e auxiliar nos tratamentos


