- 29 de abril de 2025
- SPX Imagem
- Comment: 0
- News Médicos, Notícias, SPX, Explica
Nova Faixa Etária para Exame de Mamografia? Entenda!
Entidades médica apresentam documento a fim de solicitar uma nova faixa etária para exame de mamografia. Veja detalhes!
Entidades médicas enviaram à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) um parecer defendendo a ampliação da faixa etária para a mamografia de rastreamento, recomendando o exame para todas as mulheres entre 40 e 74 anos.
Acima de tudo, o objetivo é alterar o critério utilizado pela ANS para certificar os planos de saúde dentro do novo programa de valorização às boas práticas no tratamento do câncer.
Em dezembro do ano passado, analogamente, a ANS abriu uma consulta pública para receber sugestões sobre o programa e divulgou uma cartilha preliminar com orientações e critérios para a certificação dos planos. A proposta, no entanto, gerou protestos e críticas de diferentes setores da sociedade.
Haverá Mudança na Faixa Etária para Exame de Mamografia?
Em suma, um dos critérios principais do novo programa é a realização de rastreamento organizado, ou seja, a convocação periódica das usuárias para exames, mesmo sem sintomas. No caso do câncer de mama, a cartilha preliminar adotou a recomendação do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (Inca): mamografias a cada dois anos para mulheres entre 50 e 69 anos.
Entidades médicas, no entanto, alertaram que essa faixa etária deixa de fora uma parte significativa da população. Após os protestos, então, a ANS abriu prazo de um mês para que as organizações enviassem um parecer com evidências científicas.
Na semana passada, o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, a Sociedade Brasileira de Mastologia e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia entregaram o documento. Eles destacaram que, em 2024, 22% das mulheres que morreram de câncer de mama no Brasil tinham menos de 50 anos, enquanto 34% tinham mais de 70.
“No grupo do rastreamento, o tumor é detectado no estágio inicial e apresenta características biológicas menos agressivas, permitindo maior número de cirurgias conservadoras da mama. Essas pacientes também possuem menos indicação de quimioterapia, consequentemente com menores efeitos colaterais do tratamento.”
– expõe o parecer
Alerta em Mulheres Mais Jovens
Os estudos eventualmente apresentados no parecer mostram que o número de casos de câncer de mama em mulheres mais jovens vem aumentando. Da mesma forma, esses tumores tendem a ser mais agressivos e apresentam maior risco de metástase.
As entidades médicas defendem que a mamografia deve incluir esse público mais jovem. Segundo elas, detectar o câncer em pessoas assintomáticas por meio de exames de imagem permite tratamentos menos invasivos, reduz o risco de recidivas e metástases, e aumenta as chances de preservar a qualidade de vida das pacientes.
Por outro lado, o diretor-geral do Inca, Roberto Gil, afirma que o debate não questiona os benefícios do diagnóstico precoce, mas discute a efetividade de expandir a faixa etária dos exames de rastreamento para todas as mulheres sem sintomas ou suspeitas clínicas.
Cobertura de Mamografia no Brasil
A cobertura da mamografia no país, sobretudo, ainda enfrenta grandes desafios. Segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo IBGE em 2019, menos de 60% das mulheres entre 50 e 69 anos haviam feito o exame nos dois anos anteriores à entrevista.
Enquanto isso, as sociedades médicas alertam que, se o programa de acreditação da ANS mantiver o protocolo do Inca como critério, os planos de saúde poderão usar isso como justificativa para negar mamografias de rotina a pacientes fora da faixa etária, mesmo quando o exame estiver previsto no rol obrigatório.
Referência: CNN Brasil.
Participe do Canal do WhatsApp da SPX!
Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!
Últimas Notícias


Estudo: Como a Dieta pode Prejudicar a Saúde Óssea?
Rica em proteínas, mas com baixas calorias, saiba como esse tipo de dieta pode prejudicar a saúde óssea e afetar a qualidade de vida


Descoberta Científica sobre o HIV Renova Esperança para Cura
Com testes em laboratórios, uma descoberta científica sobre o HIV reascende uma chance para cura definitiva!


Pesquisa: Vitamina D Ajuda no Combate ao Câncer de Mama?
Um estudo brasileiro evidencia de que forma a vitamina D ajuda no combate ao câncer de mama futuramente. Saiba tudo!


Câncer de Pâncreas Agressivo e uma Descoberta Inédita no Brasil
A partir de um estudo inovador com material genético, pesquisadores caminham para um avanço no tratamento de câncer de pâncreas agressivo


Estudo: Vacina Contra Gripe e Covid é Eficaz em Idosos
Uma combinação para vacina contra gripe e Covid se mostra promissora comparada às aplicadas separadamente. Saiba mais!


Saúde da Mulher: Avanços no Tratamento do Câncer Ginecológico
A realização de avanços no tratamento do câncer ginecológico proporciona às mulheres mais qualidade de vida e bem-estar. Confira!